sexta-feira, 8 de março de 2013

Aprender com histórias

O rato da cidade e o rato do campo

Era uma vez um rato da cidade e um rato do campo. Um dia, o rato do campo convidou o seu amigo da cidade para passar uma tarde na sua casa de campo. O rato do campo fez tudo para lhe agradar, mas o rato da cidade sentia-se cada vez mais desconfortável.
Para comer, o rato do campo deu ao seu amigo da cidade, uns pedacinhos de queijo velho, uns bocadinhos de pão, uma batata, raízes e alguma fruta. O rato do campo comeu uma palha seca e dura e ia aproveitando as migalhas que caíam.
Então o rato da cidade disse ao amigo:
- Não sei como podes viver aqui, sem comida nem nada. Devias ir viver para a cidade, para teres uma vida boa e regalada.
 O rato do campo aceitou a proposta e foi até à cidade. Quando chegou à casa do amigo, nem queria acreditar, havia de tudo, do bom e do melhor. Então ficaram ambos a comer regalados.
De repente aparece um grande gato, que logo os ataca e salta para cima deles. O rato da cidade logo para o seu buraco. O rato o campo escondeu-se onde conseguiu.
Quando o gato se foi embora, o rato do campo dirigiu-se à porta de casa do seu amigo e disse-lhe:
- Amigo, viver aqui pode ser muito bom, mas é perigoso. Vou voltar para a minha casa pequena e pobre, e viver seguro, sem gatos nem perigos.
Mais vale viver pobre e tranquilo do que rico e em perigo. É melhor viver magro e pobre no mato, do que morrer gordo na boca do gato.










2 comentários:

  1. Gosto muito deste blog! Os trabalhos que aqui aparecem são muito originais. Beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Estes desenhos são muito bonitos e as histórias são fantásticas. Estão de parabéns e eu também estou,porque uma delas é minha.

    ResponderEliminar